O atacante Enner Valencia é aguardado em Porto Alegre com altas expectativas dos torcedores, dirigentes e comissão técnica. Isso porque o atleta de 33 anos foi um dos principais artilheiros do futebol europeu na última temporada, mantendo uma média de quase um gol por partida com a camisa do Fenerbahçe, da Turquia.
A última temporada, inclusive, foi o melhor momento da carreira do equatoriano. O atleta se isolou na artilharia do Campeonato Turco, com 29 gols marcados em 31 partidas – desbancando o atacante Mauro Icardi, que ficou com sete tentos a menos.
O bom desempenho na temporada 2022/23 lembrou outros momentos da carreira em que Enner Valencia assumiu a artilharia. Uma das ocasiões foi em 2019, pelo Tigres, do México, na disputa da Liga dos Campeões da Concacaf. O centroavante foi premiado como goleador máximo da competição ao marcar sete gols.
Outro momento artilheiro de Valencia foi pela Seleção Equatoriana, já que o atleta fez história e surge como um dos grandes ídolos do país. O atleta liderou o Equador em duas edições de Copa do Mundo, com seis gols em seis jogos no maior torneio do futebol.
Qual foi a primeira artilharia de Enner Valencia?
A primeira artilharia da carreira de Enner Valencia foi quando atuava pelo Emelec, do Equador, na Copa Sul-Americana de 2013. Na ocasião, o atleta marcou cinco gols no torneio. Mesmo com o ótimo desempenho, seu clube acabou eliminado na segunda fase.
A boa atuação pelo Emelec foi a primeira grande aparição de Valencia no futebol sul-americano. O atleta também já mostrou em outras oportunidades que conhece bem a América do Sul e tem as condições necessárias para atuar em alto nível no Clube do Povo.