Relembre cinco jogos marcantes que aconteceram entre o Internacional e o Nacional do Uruguai no cenário do continente sul-americano. As duas tradicionais equipes do futebol acabaram ficando no mesmo grupo na Copa Libertadores da América, fazendo com que os torcedores tenham lembranças de jogos épicos protagonizados pelos dois clubes.
O Internacional caiu no Grupo B, junto com o Nacional, do Uruguai, Metropolitanos, da Venezuela e Deportivo Independiente Medellín, da Colômbia. No entanto, é o time uruguaio que acaba chamando mais a atenção entre os próximos adversários colorados, também por conta da história que já envolve o confronto historicamente, o que começa lá nos anos 80.
Relembre jogos marcantes entre Inter e Nacional
Começando em ordem cronológica, o primeiro jogo decisivo entre as equipes e também o mais traumático para o Colorado aconteceu em 1980, na final da Libertadores. O time campeão invicto do Brasileirão acabou não saindo do empate sem gols em seus domínios e, no Uruguai, perdeu por 1 a 0, tento marcado por Waldemar Victorino que deu o título ao Nacional e o pesadelo aos gaúchos.
No entanto, depois disso a história acabou sendo melhor para o Inter. Em 2006, ano histórico da primeira conquista do torneio, o time gaúcho venceu a partida de ida em pleno Parque Central, de virada, com gols de Jorge Wagner e Rentería. A volta com empate no Beira-Rio confirmou a classificação nas oitavas e deixou o Colorado mais perto do título inédito que aconteceu.
Por último, mais uma vitória expressiva do Clube do Povo. Em 2019, as equipes se enfrentaram novamente pelas oitavas de final da Libertadores e os alvirrubros ganharam as duas vezes. Na ida, fora de casa, 1 a 0 com gol de Paolo Guerrero. Já na volta, um Beira-Rio lotado viu o Inter vencer por 2 a 0, com gols de Rodrigo Moledo e, nos acréscimos, mais um do centroavante peruano.