Leandro Damião da Silva dos Santos, é um centroavante com passagem em diversos clubes do país e do mundo, tendo bastante identificação com o Internacional e sua torcida, tendo passado por muitas histórias na capital gaúcha.
Confira as 7 curiosidades sobre Leandro Damião
- Destaque sem base: Tendo jogado na várzea após rejeições de grandes clubes de São Paulo, o centroavante conseguiu suas primeiras oportunidades direto no profissional em Santa Catarina, onde acumulou artilharias e chamou a atenção do Internacional.
- Artilheiro B Colorado: Antes de conseguir chances no time titular do time gaúcho, o atacante teve que suar no time B, onde foi artilheiro da Copa FGF, tendo participado também do começo do Gauchão, onde se destacou e foi para o time principal.
- Herói da Libertadores: Com apenas 21 anos, Leandro Damião colocou o nome na história do Internacional ao marcar um gol na vitória sobre o Chivas Guadalajara, na partida de volta da final da Libertadores de 2010, dando bicampeonato ao clube gaúcho.
- Tricampeão gaúcho: O centroavante ajudou o time à conquistar por três vezes seguidas o Campeonato Gaúcho, entre os anos de 2011, 2012 e 2013. O atleta foi artilheiro e melhor jogador do primeiro deles, além de maior goleador também no segundo deles.
- Maior compra da história do Santos: Em 2014, o Santos comprou Leandro Damião por 41 milhões de reais, maior valor investido em um jogador na história do time do litoral paulista.
- Medalhista Olímpico: Pela Seleção Olímpica, o jogador foi medalha de prata nas Olimpíadas de 2012, realizadas em Londres, onde foi artilheiro da competição. Pela Canarinho ainda venceu dois Superclássicos das Américas, em 2011 e 2012.
- Multicampeão Japonês: Atualmente Leandro Damião defende as cores do Kawasaki Frontale, do Japão, onde ganhou seis títulos desde 2019. J.League: 2020 e 2021; Supercopa Japonesa: 2019 e 2021; Copa da Liga Japonesa: 2019; Copa do Imperador: 2021.