Nílton Coelho da Costa, mais conhecido como Bodinho foi um atacante brasileiro que atuou pelo Internacional nos anos 50, tendo se destacado como uma figura importante na história do clube. O jogador acabou falecendo em 2007, aos 79 anos, vítima de hepatite.
Confira as 7 curiosidades sobre o antigo atacante Bodinho
- Apelido Animal: Nílton Coelho da Costa adquiriu o apelido de Bodinho durante sua carreira profissional, devido à força de sua cabeçada, que lembrava a de um bode. Os lances de bola aérea do atleta ficaram conhecidos por serem indefensáveis.
- Começo no ‘Pior do Mundo’: O atacante começou sua carreira profissional no Íbis Sport Club, que ficou conhecido, posteriormente, por ser o “pior time do mundo”.
- Caminhão de Taças Rubro-Negras: Depois do Íbis o jogador passou por Sampaio Corrêa e chegou ao Flamengo, onde ganhou uma dezena de títulos e taças entre 1945 e 1949.
- Estreia de Gala: A estreia de Bodinho no Internacional já prenunciava o sucesso do atleta como jogador do time gaúcho. A partida inaugural ocorreu em março de 1952, na vitória colorada por 11×1 na Seleção de Gramado e Canela, quando Bodinho balançou as redes em duas oportunidades.
- Pentacampeão Gaúcho: No Internacional, último clube de sua carreira, Bodinho conseguiu uma marca expressiva ao, nos anos 50, vencer cinco títulos do Campeonato Estadual, além de outros sete títulos de outras naturezas.
- Vice-Artilheiro Colorado: Sua passagem pelo Internacional foi repleta de gols. Ao todo, o atacante marcou 244 tentos defendendo as cores do Clube do Povo. A marca expressiva o colocou no muro dos ídolos do Colorado, sendo que ainda é o segundo maior goleador da história do time.
- Campeão Pan-americano: Defendendo a Seleção Brasileira, em 1956, Bodinho participou do elenco campeão do Campeonato Pan-Americano de 1956, na Cidade do México. Na competição ajudou a amarelinha ao ter marcado três gols em dois jogos.