José de La Cruz Benítez Santa Cruz, ou simplesmente Benítez, é um ex-jogador de futebol que atuava como goleiro e nasceu na cidade de Assunção, Paraguai, onde teve bastante destaque. Porém, foi no Brasil, mais precisamente defendendo as cores do Internacional, que o arqueiro alcançou uma das maiores conquistas da carreira. Confira curiosidades sobre a vida e carreira do craque.
Confira as 7 curiosidades sobre o antigo goleiro Benítez
- Bi Paraguaio: Benitez iniciou a carreira nas categorias de base do Olímpia e foi promovido ao time principal da equipe paraguaia logo no começo dos anos 70. Seus melhores anos defendendo o time de sua juventude foram em 1971 e 1975, quando o goleiro se sagrou Campeão Paraguaio duas vezes.
- Revelado pela Seleção: Após defender o Paraguai em uma partida contra a Seleção Brasileira pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1978, um ano antes, o arqueiro chamou a atenção do Internacional, se transferindo para a capital gaúcha naquele ano.
- Fracasso Inicial: Mesmo sendo um dos maiores goleiros da história do Clube do Povo, a passagem de Benitez pela capital gaúcha não foi só de rosas. O arqueiro inclusive foi emprestado para o Palmeiras em 78, quando foi bem e voltou com moral ao Colorado.
- Tricampeão Gaúcho: Em seu retorno triunfal ao Beira Rio, Benitez se consagrou levantando muitas taças pelo Internacional, inclusive tendo conquistado o tricampeonato gaúcho. Com hegemonia, foi o goleiro das conquistas de 1981, 82 e 83
- Goleiro que nunca Perdeu: Na sua segunda passagem pelo Clube do Povo, já em 1979, terminou a temporada com perfeição. Benitez foi um ‘Campeão Invicto’, sem perder uma única partida no Brasileirão daquele ano e entrando para a história do time e também do futebol do país.
- Sombra Pesada: O goleiro chegou com bastante pressão no Internacional, ainda mais com a alcunha que recebera, Herdeiro de Manga, outro dos maiores goleiros da história do time. O guarda redes então conseguiu se destacar e criar seu próprio legado e colocar o seu nome na lista dos ídolos.
- Colorado para Sempre: Mesmo depois de largar o futebol, o jogador se mantem ligado ao Clube do Povo. Atualmente, o paraguaio é Embaixador do Inter em seu país natal