Manoel Francisco de Andrade Espina mais conhecido como Chico Spina é um ex-atacante do futebol brasileiro que possui grande passagem pelo Internacional, onde é ídolo até os dias de hoje. Conheça algumas curiosidades sobre a vida e carreira do jogador.
Confira as 7 curiosidades sobre o antigo jogador Chico Spina:
- Colorado de Infância: Desde cedo o pequeno Manoel já se identificava com as cores alvirrubras em sua cidade natal, Porto Alegre. Chico Spina frequentava o Estádio dos Eucaliptos com o avô e depois com o pai, desde novo.
- Revelado no Rival: Mesmo tendo grande carinho e identificação com o Internacional, o jogador foi revelado pelo maior rival, o Grêmio nas categorias de base, tendo ido para o Avaí onde se destacou primeiramente no elenco principal de uma equipe.
- Campeão e Destaque: Seu grande momento no Internacional foi em 1979, quando substituiu Valdomiro, machucado, e marcou dois gols no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1979, vencendo o Vasco da Gama, no Maracanã, e encaminhando o título.
- Campeão Invicto: Em 79, Chico Spina levantou o troféu de campeão brasileiro com o Clube do Povo, sendo peça chave após grande atuação na final, o time foi o único que se sagrou vencedor sem nenhuma derrota na competição com aquele modelo.
- Decepção no Continental: Depois do grande título em 1979, o ano seguinte foi marcado pela disputa da Copa Libertadores da América, a qual Chico Spina participou com o Inter e foi peça importante do elenco que foi até a final, mas acabou perdendo para o Nacional, do Uruguai.
- Campeão fora do RS: Além do Clube do Povo, o ponta foi campeão por outros dois times, o Atlético-MG, no Campeonato Mineiro de 1981, e pelo Paysandu, o Campeonato Paraense de 1981.
- Agente Fifa: Após parar com a bola, não conseguiu se desvincular do futebol. Atualmente, trabalha como agente Fifa, que seria um intermediário no futebol, agindo como empresário de atletas.