Washington Stecanela Cerqueira mais conhecido pelo seu apelido, Washington “Coração Valente”, é um treinador, dirigente e ex-jogador brasileiro que atuava como centroavante. O ex-atleta teve passagem pelo Internacional mas se destacou mais por outros clubes durante sua carreira.
Confira as 7 curiosidades sobre Washington Coração Valente
- Destaque no Rio Grande: Mesmo nascido em Brasília, Washington se mudou para o Rio Grande do Sul para defender o Juventude nas categorias de base, mas acabou optando pelo Caxias, onde foi destaque e campeão nos estaduais juvenis.
- Campeão Colorado: O centroavante teve uma passagem curta no Internacional em 1997, onde ainda conseguiu marcar quatro gols em quatro jogos disputados e fazer parte do elenco campeão do Campeonato Gaúcho daquele ano.
- Reforço Tricolor?: Sem espaço no Internacional, Washington Coração Valente acabou se transferindo para o Grêmio. Porém o jogador foi atrapalhado por lesões e não jogou nenhum jogo pelo lado azul de Porto Alegre, voltando ao Caxias depois disso.
- Diabetes: Em 1996, ainda com 21 anos, o atacante consultou um médico depois de sentir alguns sintomas e, após a realização de exames, descobriu que possuía diabetes tipo 1. Desde então o jogador mantém acompanhamento médico e tratamentos.
- Multicampeão Japonês: Washington passou um bom tempo no Japão no meio dos anos 2000, onde foi um grande sucesso e empilhou taças. Pelo Tokyo Verdy venceu a Supercopa do Japão: 2005. Já pelo Urawa Red Diamonds ganhou diversos títulos: Supercopa do Japão: 2006; Copa do Imperador: 2006; Campeonato Japonês: 2006; Liga dos Campeões da AFC: 2007.
- Vida Política: Washington Coração Valente foi eleito vereador mais votado em Caxias do Sul nas eleição municipal de 2012. Depois disso foi candidato a deputado em 2018 no Rio Grande do Sul, mas não conseguiu se eleger.
- CEO: Em abril de 2022 Washington Coração Valente foi anunciado como CEO do Confiança. No anúncio, o clube justificou. “ajudando a levar o nome do clube pelo Brasil e dando ainda mais visibilidade a marca Confiança.”