O atacante Yuri Alberto ficou somente 18 meses no Internacional, entretanto, o jogador deixou a sua marca na história do Colorado.
Mesmo sem conquistar nenhum título, o jogador foi peça importante nos últimos anos. Além disso, foi vendido por 25 milhões de euros, a maior venda da história do Clube do Povo.
Momentos que marcaram a passagem de Yuri Alberto
Chegada ao Inter
A chegada de Yuri Alberto foi um pouco conturbada. O jogador estava certo com o Inter desde julho de 2020 após não renovar com o Santos, porém, em agosto a equipe Gaúcha optou por desistir da contratação. Exatamente dois dias depois, uma super reviravolta colocou Yuri Alberto no Colorado. O clube pagou 10 milhões pelo atleta.
Estreia e lesão logo de cara
A estreia de Yuri no Internacional foi contra o Fluminense, na derrota por 2 a 1, no dia 16 de agosto de 2020.
O jogador entrou na segunda etapa e nada pôde fazer para evitar a derrota. O atleta sofreu uma lesão na coxa e só voltou atuar em outubro daquele ano.
Primeiro gol e disputa pela titularidade
O primeiro gol pelo Colorado foi no dia 14 de outubro, na vitória por 5 a 3 contra o Sport, na Ilha do Retiro. Foi o primeiro de 31 gols pela equipe Gaúcha.
O jogador em 2020 não teve muitas oportunidades com Eduardo Coudet. Ele entrava na maioria das vezes no lugar de Thiago Galhardo, titular na época.
Com a chegada de Abel Braga, a situação mudou e o atleta ganhou mais chances. No início de 2021 o atacante começou a ganhar a titularidade.
Hat-trick contra o São Paulo no Morumbi
Muitos dizem que esse com o São Paulo foi o grande jogo de Yuri Alberto com a camisa do Inter. O duelo valia a liderança do Campeonato Brasileiro e o atacante colocou a partida no bolso, marcando 3 gols.
3 gols contra o Flamengo e contra a Chape
Yuri conseguiu fazer o hat-trick em mais duas oportunidades. Uma foi contra o Flamengo, na vitória por 4 a 0, a outra foi contra a Chapecoense, quando o Colorado venceu por 5 a 2.
Várias especulações
As especulações envolvendo uma saída de Yuri Alberto começaram em junho de 2021. O Jornal AS, da Espanha, colocou o atleta na mira do Barcelona.
O portal italiano Tuttomercato disse que Milan e Manchester City estavam de olho no artilheiro.
Além disso, o Inter recusou duas propostas pelo atleta. Uma do Anderlecht, da Bélgica, e outra de um clube da Itália. As propostas foram feitas no meio de 2021.
Venda milionária para o Zenit
Na última quarta-feira (26), o Inter confirmou a venda de Yuri Alberto ao Zenit, da Rússia.
A proposta aceita era de 20 milhões de euros para o atleta se transferir somente no meio do ano, porém, o time russo aumentou para 25 milhões e levou o jogador de forma imediata.
Yuri Alberto passou a ser a maior venda da história do Internacional, passando Oscar e Bruno Fucks, que eram os líderes no ranking.