O presidente da Fifa, Gianni Infantino, “retirou” o título mundial do Palmeiras ao ser questionado sobre a conquista na Copa Rio de 1951. O torneio é considerado um título mundial pelo alviverde, porém não tem nenhum tipo de reconhecimento da entidade máxima de futebol. O dirigente, que esteve presente no Brasil em 2019, negou que o tema seja uma prioridade.
“Vamos conversar de futebol, isso é o mais importante. O título mundial do Palmeiras… para os milagres, tem que perguntar para outro, não para mim. Não está como tema. Temos que falar do futuro mais que do passado”, disse Infantino, rindo bastante, ao ser perguntado sobre a veracidade do título conquistado pelo Palmeiras em 1951.
Além disso, em entrevista à TV Globo, o mandatário da entidade havia falado, em tom de brincadeira, que trataria sobre o mundial do Palmeiras com Bolsonaro (presidente do país na época). Isso porque ele é palmeirense e teria um encontro com Infantino para tratar sobre alguns temas.
“Já decidimos dar o título de campeão mundial a todos que ganharam a Copa entre Europa e América do Sul desde 1960. Já 1951 é um pouquinho mais para trás. Vamos falar com o presidente Bolsonaro e vamos ver que solução teremos, mas o Palmeiras pode ganhar o próximo Mundial de Clubes. Por que não?”, afirmou o presidente da Fifa.
Grêmio tem título mundial reconhecido pela Fifa?
Apesar do reconhecimento dos campeões da Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004, a Fifa mudou o posicionamento nos últimos anos e deu um status diferente para os vencedores do Mundial de Clubes (disputado a partir de 2005). Desta forma, os únicos brasileiros que conquistaram o torneio foram: Internacional, São Paulo e Corinthians.
O Grêmio, que conquistou a Copa Toyota de 1983, não tem nenhum título Mundial de Clubes organizado pela Fifa. Desta forma, o único time da região Sul do Brasil que conta com o troféu é o Internacional.