Nas últimas horas, o jornalista César Cidade Dias havia divulgado que o Grêmio era cotado como um dos favoritos para participar do novo Mundial de Clubes da Fifa, que seria organizado a partir de 2025. No entanto, após a checagem sobre a informação do comunicador, foi descoberto que o Tricolor Gaúcho não tem chances de jogar a competição.
A Conmebol vai fazer um novo ranking para estipular os times que podem participar no Mundial de Clubes e a cota de brasileiros já foi preenchida com Flamengo e Palmeiras. Desta forma, por mais que o Grêmio possa liderar na lista da entidade máxima do futebol sul-americano, não existe a possibilidade de ser adicionado ao torneio.
A Fifa tem regras bem definidas para os participantes do Mundial de Clubes. Caso um mesmo time vença duas ou mais edições da principal competição continental de uma confederação no período de 2021-2024, um ranking de clubes, calculado com base em critérios esportivos, será usado para a definição das vagas. No entanto, um limite de dois clubes por país foi criado.
As confederações ainda vão realizar consultas para definir os mecanismos de cálculo para a formação do ranking de clubes, que será montado exclusivamente com base em critérios esportivos. Com isso, é provável que as vagas restantes serão destinadas para equipes do futebol argentino.
Ainda é possível que brasileiros garantam a vaga caso conquistem o título da Copa Libertadores. Desta forma, o Fluminense será um dos participantes se superar o Boca Juniors na grande decisão da atual edição da competição continental. No ano que vem, mais uma janela será aberta para os times brasileiros poderem entrar no novo Mundial de Clubes.
Inter e Grêmio podem disputar o novo Mundial?
Diferentemente da informação divulgada por César Cidade Dias, o Internacional e o Grêmio tem as mesmas chances de conquistar a vaga no novo Mundial de Clubes. Ambas as equipes precisariam vencer a próxima edição da Copa Libertadores da América.