Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Grêmio é excluído da Copa Libertadores e Inter toma vaga

O EA Sports FC 24 marca o novo início da franquia de futebol da Eletronic Arts, que mudou de nome após o fim da parceria com a Federação Internacional de Futebol (FIFA). O novo jogo foi lançado no dia 29 de setembro para todas as plataformas da atual geração, trazendo novidades para a gameplay e com novos modos de jogo.

No entanto, algo que chamou a atenção dos usuários foi a ausência do Campeonato Brasileiro. Apenas alguns times estão presentes dentro do novo game da EA Sports. Desta forma, o Grêmio acabou sendo excluído por conta da não participação na Copa Libertadores da América. O Internacional, por sua vez, foi incluído dentro do jogo.

Entre os 20 times que disputam a primeira divisão do Brasileirão, apenas 14 estão presentes no EA Sports FC 24 (veja abaixo os times). A participação dos brasileiros é resultado da parceria entre a Eletronic Arts e a Conmebol, que engloba os clubes que estão dentro da Copa Libertadores e da Sul-Americana. O jogo só conta com os times brasileiros classificados para os torneios continentais em 2023.

Times da Copa Libertadores no EA Sports FC 24:

Times da Copa Sul-Americana:

É importante ressaltar que, por mais que os clubes estejam presentes no jogo, os elencos são genéricos e não contam com nenhum dos atletas reais. A questão ocorre por conta de um imbróglio entre a EA Sports e os direitos pertencentes aos jogadores.

Qual o motivo de o Inter não ter jogadores no EA Sports FC?

O Brasileirão está fora da franquia da EA Sports desde 2016, já que não existe parceria entre a empresa e a CBF. A falta de acordo também afeta as seleções masculina e feminina. Um dos motivos para a falta de parceria é o já presente acordo entre a organização e a Konami, responsável pela franquia eFootball e concorrente direta da Eletronic Arts.

Além disso, os elencos dos times brasileiros são completamente genéricos. Desta forma, atletas como Sergio Rochet, Enner Valencia e Charles Aránguiz não fazem parte do jogo. Isso acontece pois o Brasil não conta com uma liga capaz de negociar os direitos de imagem dos atletas de maneira unificada. Por conta disso, a EA Sports não demonstra desejo de contar com os serviços.