Rebaixado com o Grêmio em 2021, o técnico Vagner Mancini acaba de confirmar a sétima queda para a Série B em sua carreira. Por mais que já tenha sido demitido, o treinador fez parte da delegação do América Mineiro na atual temporada e teve relação direta com a campanha no Brasileirão. O rebaixamento do Coelho foi confirmado matematicamente nesta semana.
Na noite de quarta-feira (8), o América foi derrotado por 3 a 0 pelo vice-lanterna, Coritiba, e confirmou a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira tem 21 pontos conquistados em 33 rodadas (quatro vitórias, nove empates e 20 derrotas). O primeiro time fora do Z-4 é o Vasco da Gama, com 37 pontos.
O técnico Vagner Mancini esteve no Coelho em 19 partidas da primeira divisão. Durante o período, não conseguiu ficar fora da zona de rebaixamento e acabou sendo demitido. Desta forma, o América aderiu ao estrangeiro Fabián Bustos, porém não conseguiu reagir. Apresentando dificuldades desde o início da competição, o clube não performou em alto nível.
Com a confirmação do rebaixamento do América, Mancini chegou ao sétimo rebaixamento na carreira. Anteriormente, ele já havia caído com o Grêmio em 2021. Na ocasião, ele fez parte do Tricolor Gaúcho em 14 partidas de Série A. Veja todos os rebaixamentos do treinador:
- (19 jogos) – América-MG 2023
- (14 jogos) – Grêmio 2021
- (16 jogos) – Vitória 2018
- (38 jogos) – Botafogo 2014
- (15 jogos) – Sport 2012
- (23 jogos) – Ceará 2011
- (38 jogos) – Guarani 2010
Internacional pode aproveitar jogadores do América
Por mais que tenha sido rebaixado, o América Mineiro conta com vários jogadores que podem servir de alternativa ao Internacional na próxima temporada. O atacante Gonzalo Mastriani, por exemplo, é um dos melhores atletas do Campeonato Brasileiro. Em 2023, o centroavante soma 39 partidas, 20 gols e uma assistência. No entanto, até o momento, não existe nenhum tipo de negociação entre as partes e o profissional segue em contrato no Coelho.