Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Bilionário que vai ajudar o Inter foi acusado de trabalho escravo

O empresário Elusmar Maggi, parceiro do presidente Alessandro Barcellos, acumula dívidas e processos judiciais, inclusive por desmatamento e trabalho escravo. O bilionário é sócio-proprietário, ao lado dos irmãos Eraí e Fernando Maggi Scheffer, do Grupo Bom Futuro Agrícola – um dos maiores do ramo no agronegócio do Mato Grosso.

O agropecuário é um dos torcedores mais ricos do Internacional: em 2014, a Revista Forbes classificou a família de Elusmar como a sétima mais rica do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 4,9 bilhões. Além de toda a fortuna, ele ainda é primo do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, que foi ministro da Agricultura durante o governo de Michel Temer.

No entanto, em 2008, Elusmar, Eraí e Fernando foram processados por manter 41 trabalhadores em condições análogas à de escravidão. De acordo com denúncia formulada pelo Ministério Público Federal (MPF), a equipe de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) flagrou situação irregular na fazenda “Vale do Rio Verde”, em Tapurah (a 445 quilômetros de Cuiabá).

O MTE constatou diversas regularidades no local: jornada de trabalho extenuante; alojamentos sem armários, roupa de cama e extintores e com colchões velhos e ventilação e iluminação insuficientes; banheiros sem papel higiênico, lixeiras e portas; falta de instalações sanitárias na lavoura; manuseio de agrotóxicos de maneira inadequada; e utilização de equipamentos de proteção individual deteriorados ou inadequados.

O caso tramitou até 2013, quando o juiz Jeferson Schneider, da 5ª vara da Justiça Federal em Mato Grosso, decidiu absolver os empresários. “Embora as violações aos direitos trabalhistas sejam graves, merecendo reparação por danos econômicos e morais, não é possível se falar na aniquilação da liberdade do indivíduo física ou psíquica”, escreveu o magistrado.

Elusmar Maggi virou parceiro do Internacional

De acordo com informação do presidente Alessandro Barcellos, o empresário Elusmar Maggi será o novo parceiro na campanha de reeleição do mandatário. O bilionário terá condição de ajudar o Internacional com investimentos na próxima janela de transferências. Veja a publicação do dirigente através das redes sociais: