Com a proximidade do término da temporada, o Internacional recebeu uma informação importante com relação ao ano de 2024. Isso porque a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou que a próxima edição da competição nacional contará com uma mudança no regulamento.
Após uma reunião com os clubes, foi definida a inclusão de uma fase de quartas de final, visando dar mais calendário aos times do interior. Desta forma, entre as 12 equipes que iniciam a disputa, oito ultrapassarão até a fase de mata-mata. Duas serão rebaixadas para a segunda divisão e apenas outras duas serão eliminadas.
A mudança foi justificada pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman, em entrevista para a rádio Gre-Nal. “Houve algumas sugestões de formato para a competição. Tivemos uma conversa com os clubes. Acho que este número de classificados para o mata-mata torna o campeonato mais atrativo. Com times brigando até o final por algo”, disse.
O Internacional faz a estreia no final de semana do dia 21 de janeiro, contra o Avenida, no Beira-Rio. Ao todo, serão 11 rodadas até o início do mata-mata. As quartas de final ocorrem em jogo único, enquanto as semifinais e finais terão partidas de ida e volta.
Internacional cumpre suspensão no Gauchão 2024
O Internacional recebeu uma grande punição para a disputa do Campeonato Gaúcho de 2024. O Colorado terá que jogar a primeira partida como mandante com portões fechados e a segunda coma cesso apenas para mulheres e crianças até 12 anos. Além disso, o clube tem pelo menos três jogadores suspensos por seis partidas.
As penas são resultados da briga generalizada na partida contra o Caxias, em março deste ano, quando o time gaúcho foi eliminado nas semifinais do Gauchão. O recurso do clube foi julgado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que manteve a punição os jogadores e aumentou a pena aos clubes.