Após a destituição de Ednaldo Rodrigues, a Fifa divulgou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para relembrar que a entidade não pode ter interferência de terceiros. A situação vale para temas relacionados com a mudança de presidente. Desta forma, os clubes do futebol brasileiro poderão sofrer punições nos próximos dias.
De acordo com informação divulgada pelo Globo Esporte, a Fifa exige que a CBF resolva a situação em breve. Caso contrário, os clubes correm risco de sofrer punições graves, como banimento na Copa Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes. A questão acendeu o alerta para a falta de investimentos na próxima temporada.
A situação teve início com a destituição do presidente Ednaldo Rodrigues. A Justiça acatou as reclamações e anulou o efeito das últimas eleições. Em seguida, José Perdiz, presidente do STJD, foi nomeado como interino por 30 dias até que haja uma nova eleição.
Os desembargadores entendem que o Ministério Público não tem legitimidade para interferir nos assuntos da CBF, já que se trata de uma entidade privada. Ainda de acordo com informação do Globo Esporte, a decisão foi unânime e a CBF vai recorrer ao STJ nos próximos dias.
Internacional está fora da Copa Sul-Americana de 2024?
O Internacional está atento com a situação, já que garantiu uma das vagas na Copa Sul-Americana de 2024. Caso a punição aos clubes seja confirmada, o Colorado corre o risco de não fazer parte da competição continental na próxima temporada. No entanto, até o momento, a possibilidade não passa de uma especulação.
Em um primeiro momento, o Clube do Povo mantém a Copa Sul-Americana no planejamento e montará a previsão orçamentária com base na competição. Desta forma, caso haja a punição, o Colorado pode ser prejudicado inesperadamente em 2024.