O Globo Esporte trouxe uma informação relevante para dois adversários do Internacional no Campeonato Gaúcho. Isso porque o Ypiranga e o São José, clubes tradicionais do Rio Grande do Sul, nunca foram rebaixados no Brasileirão. Desta forma, as equipes seguem entre as incaíveis e tiveram que se “despedir” de cinco que descenderam.
Entre os 12 clubes que sofreram quedas nas Séries A, B e C, cinco jamais haviam sido rebaixadas na história do Brasileirão: Santos, Tombense, Altos-PI, Manaus e Pouso Alegre-MG entraram para a estatística e caíram respectivamente para as Séries B, C e D em 2024. Desta forma, elas deixaram de fazer parte da lista com Ypiranga e São José.
É importante ressaltar que, para o critério de dados do Globo Esporte, foram excluídas as equipes que jamais jogaram qualquer divisão do Campeonato Brasileiro em suas histórias e até mesmo aquelas que participaram apenas da Série D. Isso porque a quarta divisão não prevê nenhum tipo de rebaixamento. As quedas nos estaduais também não foram consideradas.
A conta é que, entre os 60 clubes que disputam as séries A, B ou C em 2024, apenas 12 deles nunca caíram de divisão. Destes, três estão na Série A, três na Série B e seis na Série C. O Ypiranga e São José fazem parte da cota gaúcha, representando o estado na terceira divisão do Campeonato Brasileiro.
Como os dois gaúchos nunca caíram no Brasileirão?
É importante ressaltar que os clubes já tiveram a oportunidade de disputar divisões superiores, porém nunca foram rebaixadas. A questão se deve ao fato de que a variedade de fórmulas das competições nacionais acabaram gerando a situação. Alguns meios classificavam os times através dos estaduais nas últimas décadas.
Nas décadas de 70 e 80, houve, ao todo, nove mudanças de regulamento na elite do futebol brasileiro. Desta forma, era possível que um time fosse bem no Campeonato Brasileiro, mas que acabasse por ficar de fora no ano seguinte por não ter feito uma boa campanha no estadual. É por esse motivo que Ypiranga e São José nunca descenderam.