O treinador Ramon Menezes anunciou na última sexta-feira (29) as convocações do meio-campista Maurício, do Internacional, e do defensor Kaiki Bruno, do Cruzeiro, para competir no Pré-Olímpico de Futebol, que acontecerá em janeiro. Eles substituirão Danilo, do Nottingham Forest, e Luan Cândido, do Bragantino, que não foram liberados por suas respectivas equipes.
A competição não está no calendário oficial da FIFA, o que significa que os clubes não são obrigados a liberar seus atletas. A CBF expressou preocupação de que outros jogadores possam ser impedidos de competir. Danilo jogou todos os cinco jogos do Forest em dezembro, e o Bragantino quer que Luan participe da preparação para a fase prévia da Libertadores, que se inicia no dia 20 de fevereiro.
Detalhes sobre a competição
O Pré-Olímpico será realizado na Venezuela entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro de 2024. Os dois primeiros times classificados garantirão lugar nos Jogos Olímpicos de Paris. O principal nome entre os convocados, o atacante Endrick de Brasília, deverá ser liberado pelo Palmeiras para competir.
Na primeira fase do torneio, o Brasil está no Grupo A e jogará contra a Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. A preparação da Seleção começa em 8 de janeiro na Granja Comary, em Teresópolis. A delegação partirá para a Venezuela no dia 16.
Confira a lista de convocados:
- Entre os goleiros, foram selecionados Mycael (Athletico-PR), Andrew (Gil Vicente) e Matheus Donelli (Corinthians). Os laterais escolhidos foram Vinicius Tobias (Real Madrid), Matheus Dias (Internacional), Kaiki Bruno (Cruzeiro) e Patryck (São Paulo).
- Os zagueiros são Kaiky Fernandes (Almería), Arthur Chaves (Académico de Viseu), Robert Renan (Zenit) e Michel (Palmeiras).
- No meio-campo estarão Andrey Santos (Nottingham Forest), Maurício (Internacional), Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco), Ronald (Grêmio) e Gabriel Pirani (DC United).
- Os atacantes selecionados são Marquinhos (Nantes), Giovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco) e Guilherme Biro (Corinthians).