No encerramento de 2023, o Grêmio oficializou a saída de cinco jogadores, incluindo Luan. O meia-armador, que constantemente ironizava o Internacioanl, maior rival do tricolor, cujo contrato se encerrava no final do ano, não teve sua renovação automática devido ao não alcance das metas pré-estipuladas.
Embora o clube tenha iniciado conversas preliminares para a renovação até o término do Campeonato Gaúcho, a permanência do técnico Renato Portaluppi influenciou na decisão de liberar Luan, já que o clube optou por não renegociar os termos do vínculo. Desta forma, o jogador está livre no mercado.
Luan não joga mais pelo Grêmio
Luan, ídolo da torcida gremista, sobretudo por sua postura em relação ao grande clássico local, foi contratado para o segundo semestre de 2023, mas teve participação limitada, atuando em apenas cinco jogos, nenhum como titular.
Nos bastidores, a decisão também foi motivada por considerações sobre a condição física do jogador. Análises realizadas pelo Grêmio indicaram um déficit físico em relação aos demais companheiros.
Além de Luan, o Grêmio liberou outros jogadores importantes: Luis Suárez, Bruno Alves, Iturbe e Gustavinho. A saída desses atletas faz parte do processo de reestruturação do elenco visando a temporada de 2024, que apresentará novos desafios aos times brasileiros.