O volante Charles Aránguiz é um dos principais jogadores do time comandado pelo técnico Eduardo Coudet. Desta forma, o atleta está realizando sua segunda passagem de sucesso com a camisa do Colorado. Na primeira vez no Beira-Rio, o meio-campista chegou ao fim do ciclo e acabou sendo vendido em uma transferência milionária.
O chileno foi vendido ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 15 milhões de euros (R$ 57 milhões). Para fechar a transação, o Colorado cedeu e aceitou uma proposta menor do que a apresentada pelo Leicester, da Inglaterra. Contudo, o Internacional ficou com 20% dos direitos econômicos para uma futura negociação.
A venda partiu do presidente Vitorio Piffero, porém maiores detalhes não foram concedidos. O Bayer Leverkusen chegou a aumentar a proposta em três oportunidades. O valor havia começado em 9 milhões, depois 9,7 milhões e finalmente 10,2 milhões de euros, antes do valor definitivo, que chega a 13 milhões de euros (R$ 50 milhões).
“Finalizamos a negociação. O Inter terá 20% no percentual de uma futura venda. Ficou tudo acertado nesta segunda e ele seguirá nos próximos dias para a Alemanha”, disse André Cury, empresário de Aránguiz, na época do desfecho.
As negociações por Charles Aránguiz geraram bastante polêmica na época, já que o jogador pediu para ser liberado pelos dirigentes. A cúpula chegou a dizer que ele seria reintegrado ao grupo, porém isso não aconteceu. O atleta seguiu sem trabalhar com os companheiros até ser negociado em definitivo com o Leverkusen.
Como foi a trajetória de Charles Aránguiz?
O chileno foi contratado pelo Colorado no início de 2014, tendo disputado 57 partidas e marcado 11 gols na primeira passagem. Desde o retorno ao Beira-Rio, o meio-campista disputou 28 jogos e não balançou as redes em nenhuma oportunidade.