Portal do Colorado
Notícias do Internacional

FIFA voltou atrás e não reconheceu Mundial do Palmeiras; Grêmio também não tem

Os títulos mundiais conquistados pelos clubes do futebol brasileiro são motivo de pauta frequente entre torcedores. Diante disso, uma nova tradução de uma reunião divulgada pela Fifa, que ocorreu em junho de 2014, entrou em pauta nas discussões. Isso porque a entidade máxima do futebol pode ter batido o martelo sobre o tema.

Na reunião, ocorrida prévio à Copa do Mundo no Brasil, diversas personalidades estiveram presentes na reunião, como Joseph Blatter, então presidente da entidade, e Marco Polo Del Nero, ex-mandatário da CBF. Ambos foram banidos do esporte, assim como Jerôme Valcke (então secretário-geral da Fifa, responsável por assinar o encontro).

Um dos objetivos da reunião foi “atender a requisição da CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes da Europa e América do Sul vencido pelo Palmeiras como a primeira competição mundial de clubes”. No entanto, apesar do encontro, a Fifa jamais reconheceu o Palmeiras como campeão do torneio disputado entre dois clubes de continentes separados.

A entidade máxima do futebol mundial considera somente o Mundial de Clubes de 2000 e as competições realizadas a partir de 2005 como conquistas legítimas do torneio. O entendimento é de que a Fifa não organizou os outros torneios que são citados por clubes como Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Santos e Fluminense.

Grêmio e Palmeiras não venceram o Mundial

A questão em torno do Mundial de Clubes segue sendo discutida pelos torcedores brasileiros. Os torcedores do Grêmio, por exemplo, levantam a tese de que conquistaram a edição da Copa Toyota de 1983. No entanto, a Fifa não fez parte da organização do torneio.

Por conta da decisão da entidade máxima do futebol, o Inter é o único clube do futebol gaúcho que conta com uma conquista do Mundial de Clubes Fifa. O Clube do Povo levantou o torneio em 2006, logo após ter sido coroado como vencedor da Copa Libertadores.