Nos últimos dias, o Espião Estatístico, do Globo Esporte, divulgou dados que comprovam uma forte suspeita contra o zagueiro Walter Kannemann. Isso porque o defensor do Grêmio é o atleta mais punido com cartões nas últimas 10 temporadas do futebol brasileiro, desde 2015, quando o site começou a analisar os jogos oficiais dos clubes.
Kannemann foi punido com 117 cartões amarelos e 10 vermelhos nas 286 partidas que foram analisadas, somando 147 pontos no ranking do Espião Estatístico. Para colocar o defensor na liderança, o Globo Esporte considerou três pontos por cartão vermelho e um ponto por cartão amarelo, já que são necessários três amarelos para valer a suspensão.
O defensor gremista é seguido pelo atacante Gabigol, do Flamengo, que também teve as punições da época de Santos consideradas. Ele recebeu 110 cartões amarelos e 11 vermelhos em 419 partidas analisadas. As reclamações em campo contra a arbitragem lhe renderam 38 punições.
A terceira colocação conta com dois atletas empatados: o volante Felipe Melo e o lateral-direito Fagner. O primeiro teve 307 aparições por Palmeiras e Fluminense, recebendo 111 amarelos e sete vermelhos. O segundo, com passagem única pelo Corinthians, foi punido com 117 amarelos e cinco vermelhos em 479 partidas.
É importante ressaltar que o ranking do Espião Estatístico também considera quando as equipes enfrentam times de clubes de outras divisões ou países – seja em estaduais, Copa do Brasil ou Libertadores, por exemplo. Os cartões de outros times também são cadastrados, porém não existe a contabilização de dados nos jogos entre times de divisões inferiores.
Quem são os concorrentes de Walter Kannemann?
Veja os 10 jogadores que ocupam o ranking liderado por Walter Kannemann:
- Kannemann
- Gabigol
- Felipe Melo
- Fagner
- Samuel Xavier
- Thiago Heleno
- Reinaldo
- Victor Cuesta
- Bruno Henrique
- Bruno Silva