Abel Braga foi procurado pela CBF para assumir um cargo de coordenação na seleção. O contato foi feito em 19 de janeiro. Abel, que está desempregado desde que deixou o Vasco em dezembro de 2023, foi abordado por um representante da CBF no início do ano.
Abel via com bons olhos a possibilidade de voltar ao futebol. O ex-treinador não gostava da aposentadoria e estava disposto a retornar imediatamente às atividades. O presidente Ednaldo Rodrigues vinha mapeando o mercado há dias. O preferido para a função era Filipe Luís, mas o ex-jogador do Fla recusou a oferta.
No entanto, o negócio não foi fechado. Abelão segue disponível no mercado em sua casa no Rio de Janeiro. Ele, inclusive, foi anunciado pelo candidato da oposição, Roberto Melo, à sua equipe em caso de vitória nas eleições para presidente do Internacional em 2023, o que não aconteceu.
Fim da carreira
Em 2022, o futebol brasileiro teve a confirmação da aposentadoria de um dos maiores treinadores do país. Após 37 anos de carreira e diversos títulos de expressão, Abel Braga confirmou que não trabalharia mais à beira do campo. O profissional tomou essa decisão após começar o ano no Fluminense, mas deixar o comando devido a uma eliminação na Sul-Americana.
“Todo mundo reclama do número de jogos, que é muito grande. Eu não estava aguentando mais esse número de viagens. Não deu. Não aguentei, estava muito pesado.”
Somente no Brasil, Abel Braga treinou os quatro grandes do Rio de Janeiro (Botafogo, Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense), as três principais equipes do Paraná (Coritiba, Athletico e Paraná Clube), os dois gigantes de Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético-MG) e o Internacional, no Rio Grande do Sul.
Além desses clubes históricos, o treinador também passou por Galícia, Bahia e Vitória, na Bahia, Santa Cruz, de Pernambuco, e Ponte Preta, de Campinas.