Na tarde da última segunda-feira (27), o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, fez uma declaração impactante logo após o Conselho Técnico dos clubes com a CBF, que discutiu a situação das equipes do Rio Grande do Sul após as enchentes no estado.
Segundo Bittencourt, o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, saiu da reunião com um saco cheio de bolas para que o time possa treinar, já que as chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul deixaram o clube sem bolas para trabalhar.
No Conselho Técnico, também ficou decidido que não haverá mudanças na questão do rebaixamento, apesar do desejo de alguns clubes. A proposta de evitar o rebaixamento das equipes gaúchas para a Série B devido à tragédia no Rio Grande do Sul foi rejeitada.
Abre aspas de Mario Bittencourt
“A gente nem de perto sabe a dimensão do que eles estão vivendo. Quem está lá é que sabe. Mas numa conversa de alguns minutos com o presidente do Grêmio (Alberto Guerra), com o presidente do Inter (Alessandro Barcellos)… O presidente do Inter saiu daqui com uma sacola levando bolas para o treino, né? Você imagina. Nem as bolas eles conseguiram salvar no CT. É muito triste.”
“A gente, por ser um país de dimensão continental, tem que se preocupar ainda mais. Eu acho que, enfim, tudo o que a gente resolveu aqui foi importante para o futebol brasileiro, especialmente neste momento difícil.”
A CBF decidiu utilizar a Data Fifa para recuperar os jogos da Série A do Brasileirão que foram adiados devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Além disso, haverá inversões de mando de campo. A principal entidade do futebol nacional, em conjunto com os clubes, também decidiu que o Campeonato Brasileiro terminará no dia 8 de dezembro, sem quaisquer adiamentos.