Parceiro do Inter em várias negociações passadas, o empresário Delcir Sonda apoiou Roberto Melo na última eleição presidencial do Colorado. Caso a oposição vencesse, Sonda seria o vice-presidente de investimentos do clube gaúcho.
No entanto, Alessandro Barcellos venceu a eleição e continuou no comando do Internacional. Conforme informações do jornalista Bruno Andrade, do site UOL Esporte, Delcir Sonda está agora investindo dinheiro no Nacional de São Paulo, como divulgado em fevereiro.
Sonda, que vendeu parte de sua rede de supermercados no ano passado, já ajudou o Inter em negociações para a contratação de jogadores como Nilmar (retorno), D’Alessandro, Kleber, Charles Aránguiz e Nico López, entre outros.
Outro investimento
No ano passado, Sonda estava disposto a investir 90 milhões de reais em um clube brasileiro. Ele planejava retornar ao ramo do futebol comprando um clube tradicional do Brasil. Não se tratava de uma equipe do Rio Grande do Sul, mas sim do São Caetano, vice-campeão da Libertadores na década de 2000.
O São Caetano, que foi rebaixado para a terceira divisão do Campeonato Paulista, será parcialmente adquirido por Sonda, que também renegociará as dívidas do clube do ABC Paulista. Estima-se que o investimento seja em torno de R$ 90 milhões. Nos tempos áureos, o Azulão se tornou uma das equipes mais temidas do futebol brasileiro.
Em 2000, surpreendeu com jogadores como Adhemar, Claudemir, Adãozinho e companhia, alcançando o vice-campeonato brasileiro. Dois anos depois, quase conquistou a Libertadores contra o Olimpia, do Paraguai. Em 2004, sob o comando de Muricy Ramalho, derrotou os quatro grandes de São Paulo e conquistou o Campeonato Paulista.