O Grêmio está com um pé na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O desempenho ruim nas primeiras rodadas da atual edição da Série A coloca o rival do Internacional muito perto do quarto rebaixamento de sua história. E quem aponta para esse caminho é a matemática.
Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor é o terceiro time com as maiores chances de cair neste momento. A probabilidade de rebaixamento dos comandados de Renato Portaluppi é de 50.2%
O cenário gremista só não é pior que os de Corinthians e Fluminense. Com 51,4%, a equipe paulista é a segunda com maiores chances de cair. Já o time carioca, atual campeão da Copa Libertadores da América, lidera o ranking com certa folga (67,9%).
O rival do Colorado tem a seu favor o fato de ter duas partidas a fazer, enquanto os concorrentes diretos já completaram as 11 rodadas realizadas até aqui. Os jogos em questão foram adiados por conta das enchentes do Rio Grande do Sul e serão disputados mais adiante no calendário.
Inter contribuiu para situação do Grêmio
Com a vitória por 1 a 0, no Couto Pereira, no fim de semana, os comandados de Eduardo Coudet ajudaram a piorar ainda mais o cenário atual do rival. A contribuição colorada estará computada em caso de rebaixamento gremista em dezembro.
O Inter, aliás, venceu os dois clássicos realizados nesta temporada. A equipe de Chacho também levou a melhor no duelo válido pela primeira fase do Campeonato Gaúcho. Maurício, Alario e Alan Patrick fizeram os gols do triunfo por 3 a 2.