Depois de encerrar ciclo vestindo a camisa do Internacional, Bustos decidiu dar continuidade em sua trajetória nos gramados do futebol colombiano. Pouco aproveitado nos tempos de Beira-Rio, o lateral-direito acabou sendo liberado sem grandes dificuldades para o América de Cali.
Rubén Darío Bustos chegou ao Colorado em 2008, vindo do Grêmio, para substituir Élder Granja. Naquele ano, o atleta teve até uma participação considerável em comparação com a passagem seguinte. Foram 20 jogos disputados, um gol marcado e uma assistência concedida.
Sem espaço para permanecer na jornada seguinte, o colombiano foi cedido por empréstimo ao Millonarios. No fim de 2010, ele retornou ao Colorado, desta vez para reforçar o elenco que disputaria o Campeonato Gaúcho. Mas as oportunidades não apareceram e o ala chegou a treinar em separado do restante do plantel.
Na época, o lateral ganhava por volta de R$ 80 mil mensais e vinha sendo uma despesa para o Clube do Povo. Em 2011, então, a diretoria vermelha não dificultou a transferência do profissional para o América de Cali, time que o revelou para o futebol.
Outro Bustos deve deixar o Internacional em breve
O xará de Darío, Fabrício Bustos, deve fazer um movimento semelhante ao do colombiano no passado ao também deixar o Beira-Rio em breve. De acordo com as informações mais recentes, o lateral não tem a intenção de renovar contrato e deseja se transferir para o futebol europeu.
O argentino renovaria automaticamente caso atingisse um determinado número de partidas, porém não pretende alcançar a meta. O Villarreal, da Espanha, é o principal interessado em contar com o seu futebol.