O Inter foi notificado com uma importante informação que partiu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Isso porque o goleiro Henrique Menke, de apenas 17 anos, foi convocado para integrar o elenco da Seleção Brasileira Sub-20. O arqueiro chama a atenção nos bastidores, já que tem idade para fazer parte de categorias inferiores.
O jovem passará por um período de avaliações visando a disputa do Sul-Americano Sub-20, no Peru, em janeiro de 2025. A aceleração do processo, inclusive, não é pontuada como uma surpresa pelo Colorado, já que a crescente vem sendo percebida desde o ano passado.
“Como o atleta vem repetindo a rotina de atuar em uma categoria mais velha desde a temporada passada, não é nenhuma novidade essa ‘aceleração de processo’. Ele vem demonstrando uma rápida evolução, treinando com meninos até três anos mais velhos do que ele“, disse o preparador de goleiros do Inter Sub-20, Cristiano Pretto, em contato com a GZH.
O goleiro desponta como uma grande promessa nas categorias de base do Colorado. Ele está no clube desde os nove anos de idade, ostentando conquistas até o sub-17. Por conta da segurança debaixo das traves, o atleta foi promovido ao time sub-20 e entrou no radar da CBF.
“O Henrique se caracteriza muito, principalmente, por ser um ótimo pegador de pênaltis. Na temporada passada, foram sete cobranças defendidas. Ele tem uma ótima defesa de meta e apresenta boas tomadas de decisões técnicas. Goleiro com ótimo entendimento do jogo, tendo boas percepções de antecipação de futuras jogadas do adversário”, salientou o Pretto.
Inter atento com promessas no Celeiro de Ases
Além do destaque de Henrique Menke, o Inter conta com outro nome de destaque nacional na mesma categoria. Isso porque o meia Gabriel Carvalho, que vem sendo titular com o técnico Roger Machado, também foi chamado para fazer parte da Seleção Brasileira Sub-20.