O Vasco da Gama foi notificado com uma importante informação sobre um jogador do clube que ganhou bolada na lotaria. A situação aconteceu com o goleiro Rodrigues, em 1945, quando deixou o posto na equipe do Rio de Janeiro e deixou a lacuna para Barbosa. Anos depois, o substituto brilhou ao assumir a titularidade da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950.
Gabriel Rodrigues chegou ao Cruzmaltino em 1945, em acordo junto ao Comercial, de Ribeirão Preto-SP. No mesmo ano, o jogador conquistou o título Carioca, sendo um dos principais responsáveis. Diante do triunfo, ele foi passar as férias em Caxambu, no interior de Minas Gerais, onde comprou um bilhete da Loteria Federal.
Desta forma, ele foi premiado com 200 mil cruzeiros – uma boa quantia financeira na época. Com isso, após o enriquecimento do dia pra noite, o arqueiro optou por deixar o Vasco para voltar a São Paulo. Aos 30 anos de idade, o goleiro ainda tinha tempo de carreira e optou por repensar a decisão. Desta forma, no ano seguinte, estreou pelo Palmeiras.
O profissional defendeu a equipe paulista até 1948, quando finalmente anunciou a aposentadoria. Diante da mudança repentina com Rodrigues, o Vasco da Gama optou por promover a estreia de Barbosa. Ele assumiu o posto de titular e se tornou um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, brilhando com a camisa da Seleção.
Reserva de Rodrigues fez história no Vasco
Ao todo, Barbosa disputou 431 partidas pelo Vasco, sendo vencedor em 282 partidas, além de 74 empates e 75 derrotas.. O profissional empilhou títulos durante a passagem pela equipe do Rio de Janeiro, fazendo que Rodrigues fosse rapidamente esquecido.