Nesta quarta-feira (4), a Revista France Football anunciou os finalistas do Troféu Yashin, entregue ao melhor goleiro do mundo na cerimônia da Bola de Ouro. O goleiro Alisson, formado nas categorias de base do Internacional e atualmente no Liverpool, não foi indicado em 2024. A ausência do jogador surpreende, já que ele é tratado como referência em sua função.
O goleiro Alisson, inclusive, foi o vencedor da primeira edição do prêmio, em 2019. Ederson, do Manchester City, segundo colocado em 2023, também ficou de fora. É a primeira vez da história que nenhum brasileiro fica entre os citados no top-10 do Troféu Yashin.
Além da ausência dos brasileiros, Thibaut Cortouis, do Real Madrid, vencedor do prêmio em 2022, também não foi indicado. Isso porque ele passou a maior parte da temporada lesionado. Emiliano Martínez, do Aston Villa e da Seleção Argentina, foi premiado em 2023 e voltou a ser citado para a premiação. Outros nomes que atuam na Europa foram indicados.
Veja os 10 finalistas do Troféu Yashin:
- Diogo Costa (Porto)
- Gianluigi Donnaruma (PSG)
- Andriy Lunin (Real Madrid)
- Gregor Kobel (Borussia Dortmund)
- Giorgi Mamardashvili (Valencia)
- Mike Maignan (Milan)
- Unai Simón (Athletic Bilbao)
- Emiliano Martínez (Aston Villa)
- Yann Sommer (Inter de Milão)
- Ronwen Williams (Mamelodi Sundowns)
Cria do Internacional fora das honrarias da Bola de Ouro
A Bola de Ouro vai distribuir 10 prêmios no total. O mais relevante é a Bola de Ouro, que define o melhor jogador da temporada 2023/24 no masculino e no feminino. Na edição de 2023, as premiações ficaram com Lionel Messi, que venceu pela oitava vez, e Aitana Bonmatí. Alisson, por sua vez, não estará presente na disputa de qualquer premiação.