Clube tradicional declarou falência e jogadores precisarão encontrar novos rumos
Os fãs de futebol ao redor do mundo foram pegos de surpresa ao saber que clube tradicional da França encerrou suas atividades profissionais. Trata-se do Bordeaux, seis vezes campeão nacional, que precisou fechar renunciar à condição de profissional e agora terá de recomeçar do zero como amador.
Em agosto, após ser rebaixado para a terceira divisão do futebol francês, o time declarou falência. O declínio se deu por conta do excesso de dívidas. Após analisar a situação da instituição, a liga do país europeu, que tem suas regras de fair play financeiro que precisam ser cumpridas, determinou a queda da equipe.
Após a análise, o Bordeaux recebeu o prazo de 15 dias para concretizar a venda para o Fenway Group, companhia que tem o Liverpool, da Inglaterra, como um dos seus clubes. Além disso, o órgão determinou que os Girondinos apresentassem garantia de 30 milhões de euros para poder jogar na segunda divisão. Nada disso aconteceu.
Falido e lançado ao status de amador, o hexacampeão francês se encontra em ruínas. Os jogadores que compunham o plantel do time, terão os seus contratos rescindidos e ficarão livres no mercado da bola para definirem os seus futuros.
Clube tradicional da França caiu
Conforme dito anteriormente, o Bordeaux conquistou o Campeonato Francês em seis oportunidades: 1950, 1984, 1985, 1987, 1999 e 2009. Em outras nove vezes, o clube terminou com o vice-campeonato da liga.
Além da Ligue 1, faturou quatro vezes a Copa da França, três vezes a Copa da Liga Francesa e outras três vezes a Supercopa. Diversos brasileiros defenderam as cores dos Girondinos ao longo da história, como Sávio, Ricardinho, Wendel e outros.