O técnico Roger Machado, contratado pelo Inter, está próximo de ser ultrapassado por Rogério Ceni. Isso porque o ídolo do São Paulo completou um ano como técnico do Bahia, de forma ininterrupta, entrando para a seleta lista de quatro treinadores que atingiram a marca no século XXI. O comandante do Colorado aparece entre os citados.
Além de Rogério Ceni, apenas Evaristo de Macedo, Roger Machado e Arthurzinho completaram 12 meses consecutivos à frente do Esquadrão de Aço. Entre os nomes, o ídolo do São Paulo ocupa o posto de terceiro técnico mais longevo do Bahia – considerando o número de jogos disputados.
A liderança é de Evaristo de Macedo, que permaneceu por 24 meses consecutivos entre 2000 e 2002. Rogério Ceni, por sua vez, tem contrato vigente até dezembro de 2025 e, caso o vínculo seja cumprido até o final, ultrapassará Evaristo no ranking. Contudo, ainda existem diversas possibilidades que podem acabar com a sequência do treinador.
O comandante do Bahia também está atrás de Roger Machado, que ficou no cargo por um ano e cinco meses. Vale ressaltar, no entanto, que quatro dos meses foram durante a paralisação em decorrência da pandemia de Covid-19 em 2020.
Roger Machado, do Inter, faz parte de lista seleta
Veja os treinadores que permaneceram por mais tempo no Bahia neste século:
- Evaristo de Macedo – 125 jogos (fevereiro de 2000 a janeiro de 2002)
- Roger Machado – 74 jogos (abril de 2019 a setembro de 2020)
- Rogério Ceni – 68 jogos (desde setembro de 2023 – atual)
- Arthurzinho – 66 jogos (dezembro de 2006 a dezembro de 2007)