Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Quais as perspectivas do Inter para o Campeonato Gaúcho 2025?

O Internacional, como alguns clubes do Brasil, teve momentos totalmente opostos em 2024. Começando com mais uma derrota no Gauchão e um desempenho abaixo da média no Brasileirão, o clube acabou recuperando sua forma com Roger Machado, no segundo semestre, chegando até as últimas rodadas com chances de título.

Agora, o Colorado já tem em mãos uma oportunidade sensacional para 2025: depois de 8 anos sem levantar o Campeonato Gaúcho (2016), chegou a hora de renovar quem coloca as mãos nessa taça. Sendo assim, mesmo que ela não seja o torneio mais sonhado por um clube, conquistá-la é um marco importante, sobretudo por conta da rivalidade com o Grêmio. Afinal, como chega o Inter para o Gauchão 2025?

O Inter é o principal candidato ao título

Nessa altura do campeonato, o Internacional pode ser sim considerado o favorito ao título. Embora a temporada de contratações esteja de longe de terminar, se a questão fosse sobre as melhores odds para apostar hoje, é o Colorado que leva vantagem aqui. E os motivos são muito claros até mesmo para os gremistas:

  • O Inter vive um momento de manutenção do elenco e de Roger Machado, buscando manter o bom desempenho do segundo semestre e evitar saídas importantes do time titular.
  • O Grêmio, por outro lado, terminou o ano em uma crise com Renato Gaúcho, imprensa e até mesmo a possibilidade de rebaixamento. Em contraste com o Colorado, o time será reformulado e um novo técnico precisará criar algo totalmente novo.
  • Nitidamente, no Estadual, times que ainda não se formaram tendem a ter mais dificuldades. Os momentos opostos das equipes acabam dando favoritismo ao Inter.

Mas, antes de confirmar qualquer favoritismo, é essencial observar quais movimentações os times farão. Quem chega e quem sai de cada lado? E claro, os dois times jogarão um bom futebol a ponto de evitarem surpresas de times de menor expressão?

Quem chega e quem sai no Inter em 2025

Roger Machado já está garantido até o fim de 2025. O técnico conseguiu dar uma boa cara ao time e, já no final de 2024, começou a aplicar os conceitos voltados para ano seguinte. É provável que o treinador utilize 2 atacantes e 3 volantes, variando um pouco o esquema tático.

Mas, seja em qual tática for, há uma opinião praticamente unânime: a principal contratação que o clube precisa é de um zagueiro. Atualmente, há 4 jogadores nessa posição disponíveis, já que Gabriel Mercado só volta na metade de 2025. Além disso, um grande risco aqui e infelizmente muito provável é a saída de Vitão, algo que deve girar em torno de pelo menos 8 milhões de euros. Será que Clayton Sampaio pode atingir o nível dele? Em seguida, a demanda por jogadores para o meio-campo e ataque também podem ser prioridades, já que as laterais parecem bem supridas para 2025.

Espiando o lado de lá: a situação do Grêmio comparada com o Inter

Do outro lado, o Grêmio vive uma situação delicada. A aposentadoria de Geromel e saída recheada de polêmicas de Renato Gaúcho marcam o fim de um ciclo, acompanhado por várias outras saídas do clube. Além disso, a expectativa é que o time mantenha a mesma folha salarial e não invista tão alto em contratações.

Portanto, em geral, a situação do Inter é nitidamente mais sólida, mas todo cuidado é pouco: o momento de entra e sai do mercado é importantíssimo, e o Internacional deve evitar ao máximo saídas de atletas importantes. E, quando elas acontecerem, como é inevitável, já ter bons planos A e B em mente é fundamental.

Afinal, o orçamento para o Colorado 2025 também não é tão gordo, já que a diretoria prioriza, nesse momento, um bom equilíbrio financeiro. Felizmente (e infelizmente, ao mesmo tempo), não é provável que a administração do clube faça grandes movimentações, que podem acabar prejudicando a saúde do seu caixa.

2025: é hora de voltar a colocar as mãos na taça

Desde 2016 sem conquistar o Gauchão, o Inter precisa dar uma boa atenção a esse campeonato nesse ano. Por mais que este não seja um título de grande expressão, não vale a pena perder boas oportunidades como a que a situação de 2025 parece trazer. Afinal, o Grêmio já está se aproximando dos 45 títulos do clube, com a marca de 43 conquistada em 2024. Não há tempo a perder!