A Copa do Brasil 1992 foi vencida pelo Internacional em uma decisão contra o Fluminense, o único time a derrotar o Clube do Povo ao longo de 10 jogos. Foi uma campanha incrível eliminando Corinthians, Grêmio e Palmeiras. O Colorado mostrou toda a sua força e voltou a ser campeão nacional após 13 anos.
No total, foram seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. O Inter empatou duas vezes contra o Grêmio e carimbou a vaga na fase seguinte ao derrotar o rival de Porto Alegre nas penalidades máximas. Tirando esse susto e a final, os outros duelos foram tranquilos para o Clube do Povo.
O Inter marcou 20 gols ao longo da campanha, fechando com média de dois gols por partida, enquanto tomou apenas cinco gols, uma média de um gol sofrido a cada dois jogos. E o atacante Gérson foi o goleador do torneio, com nove bolas na rede no decorrer da competição.
O Fluminense estava sendo campeão até o finzinho do segundo jogo, por ter feito 2 a 1 na ida, até que Célio Silva, após pênalti polêmico, cobrou e fez o gol da vitória do Internacional. Com o 1 a 0 no placar, o Inter faturou o título em 13 de dezembro de 1992.
Campanha do Internacional na Copa do Brasil 1992
- Muniz Freire-ES 1×3 Internacional – primeira fase
- Internacional 5×0 Muniz Freire-ES – primeira fase
- Corinthians 0x4 Internacional – oitavas de final
- Internacional 0x0 Corinthians – oitavas de final
- Grêmio 1×1 Internacional – quartas de final
- Internacional 1×1 Grêmio (3×0 nos pênaltis) – quartas de final
- Palmeiras 1×2 Internacional – semifinal
- Internacional 2×0 Palmeiras – semifinal
- Fluminense 2×1 Internacional – final
- Internacional 1×0 Fluminense