14 técnicos estrangeiros: quem ganhou título no Inter?
Com uma longa história envolvendo técnicos estrangeiros, o Inter deve dar sequência e aumentar essa lista. Isso porque Alexander Medina está muito próximo de ser anunciado como o novo treinador do Colorado. O uruguaio precisaŕá quebrar o estigma que os comandantes vindos de fora têm no Beira-Rio: ganhar um título de expressão.
Esse, aliás, é um dos objetivos da carreira de Cacique Medina. Aos 43 anos de idade, ele é um treinador jovem, encerrou há pouco tempo a carreira como jogador. Como técnico, ganhou duas taças, o Torneio Apertura, e o Torneio Intermédio, ambos em 2018 pelo Nacional. À frente do Talleres, seu último clube, chegou a terceira colocação do Campeonato Argentino e à final da Copa da Argentina – perdeu a decisão para o Boca Juniors. Ele será o 15º treinador estrangeiro da história do Inter
Confira os 14 técnicos estrangeiros da história do Inter:
- Isaac Goldenberg – Áustria
- Miguel Genta – Argentina
- Carlos Volante – Argentina – ganhou o Gauchão em 1947 e 1948
- Eduardo Coudet – Argentina
- Elías Figueroa – Chile
- Miguel Angel Ramírez – Espanha
- Darío Letona – Peru
- Tito Arreguy – Uruguai
- Ricardo Díez – Uruguai – ganhou o Gauchão em 1942
- Felix Magno – Uruguai
- Alfredo González – Uruguai – ganhou o Gauchão em 1950
- Pedro Rocha – Uruguai
- Jorge Fossati – Uruguai
- Diego Aguirre – Uruguai – ganhou o Gauchão em 2015
Como dito anteriormente, nenhum treinador estrangeiro que passou pelo Clube do Povo ganhou um título de expressão, apenas campeonatos estaduais.
Neste século, três deles tiveram aproveitamento de 60% ou mais nos jogos no comando do Colorado. O argentino Eduardo Coudet, em 2020, alcançou 61,6%. Abaixo de ‘Chacho’, está o uruguaio Jorge Fossati, que chegou a 60,6% quando esteve no Beira-Rio, em 2010. Outro uruguaio, Diego Aguirre teve exatos 60% de aproveitamento e foi o último a ganhar um título pelo Inter.