A Liga de clubes do Brasileiro tem novidades. A liga aguarda uma proposta da empresa Codajás para a compra de seus direitos. A proposta deve surgir até o meio de janeiro.
Os dirigentes, em paralelo, têm conversas com outros grupos para verificar possibilidades de ofertas.
Vale lembrar que em novembro de 2021, 16 clubes (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, Ceará, Fortaleza) assinaram um acordo com a empresa Codajás Sports Kapital para venda de uma parte da liga. Isso seria um pagamento adiantado e depois ficariam com uma fatia da venda dos direitos, o que inclui TV e marketing relacionado ao Brasileiro.
A empresa teria até dois meses para apresentar uma oferta de pelo menos US$ 750 milhões para comprar um percentual da liga. Apesar de o prazo ter passado, a empresa deve apresentar a proposta até dia 15 de janeiro.
Se a Codajás confirmar a proposta, ainda não sabemos como os clubes vão agir. Há a possibilidade de os times fecharem negócio com a empresa ou esperarem por outras ofertas.
O que é a Liga de clubes?
Em junho de 2021, a CBF recebeu um documento assinado pelos presidentes de 19 dos 20 clubes que naquela data jogavam a Série A. Eles informavam que estavam se estruturando para a criação de uma liga, cujo objetivo principal seria organizar um campeonato em substituição ao Brasileiro.