Zenit bilionário: dinheiro para a compra de Yuri Alberto vem do gás natural
A grande quantia desembolsada pelo Zenit na contratação de Yuri Alberto pode surpreender pela realidade do futebol brasileiro, mas não é novidade para o clube. Bilionário, o clube é bancado pela Gazprom, uma estatal russa que é líder mundial em extração de gás natural. O valor pago ao Inter, inclusive, está longe de ser um esforço para eles.
Neste domingo (30), foi confirmada a venda do agora ex-Colorado por 25 milhões de euros (R$ 150 milhões). A proposta inicial era de 20 milhões de euros, mas foi acrescentado um valor para que o jogador se transferisse imediatamente.
Pode-se dizer que este valor de investimento é baixo para o clube, ainda mais considerando uma venda futura caso o atleta vingue. Em 2012, para tirar Hulk do Porto, foram pagos 40 milhões de euros. Para contratar o belga Axel Witsel, o valor pago foi de 40 milhões de euros. Ou seja, dinheiro não falta.
Gazprom investe pesado no Zenit
A empresa de gás natural foi a responsável pela construção da Gazprom Arena, estádio onde joga a equipe de São Petersburgo. A arena foi construída para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2018. Outros dois clubes também contam com o patrocínio da empresa, o Estrela Vermelha, de Belgrado, e o Schalke 04, da Alemanha.
Não é de se surpreender que o clube mande no futebol russo. Atualmente, lidera o campeonato nacional e é o atual campeão. A questão agora é ir bem em uma das competições da UEFA, no caso, a Europa League, já que foi eliminado na Champions.
Outro investimento recente do Zenit foi o brasileiro Claudinho. Destaque do Red Bull Bragantino, ele foi comprado em 2021 por 15 milhões de euros. Na época, o jogador estava valorizado por ter sido a revelação e o artilheiro do Brasileirão 2020.