Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Diego Aguirre em GreNais: retrospecto como jogador e técnico

Treinador tem histórico favorável nos clássicos

Diego Aguirre tem um histórico positivo em GreNais. O novo treinador do Internacional sabe o que é vencer clássico. Aliás, ele participou de um jogo histórico, pela semifinal do Campeonato Brasileiro, contra o maior rival.

Ao todo, foram três como jogador, no fim da década de 1980 e mais três como técnico, em 2015. Veja como foram os clássicos dele:

  • Inter 2×1 Grêmio – GreNal 297 (jogador)
  • Inter 1×3 Grêmio – GreNal 299 (jogador)
  • Grêmio 0x0 Inter – GreNal 300 (jogador)
  • Inter 0x0 Grêmio – GreNal 404 (técnico)
  • Grêmio 0x0 Inter – GreNal 405 (técnico)
  • Inter 2×1 Grêmio – GreNal 406 (técnico)

O próximo clássico está marcado para 11 de julho, na Arena de Porto Alegre. Será o último jogo antes das oitavas de final da Libertadores.

Diego Aguirre em GreNais como jogador

Diego Aguirre disputou seu primeiro clássico em 1989, pelo Brasileirão do ano anterior. Foi o GreNal 297, disputado no Beira-Rio, em 12 de fevereiro. Quem passasse enfrentaria o Bahia na decisão daquele campeonato. Ele entrou no segundo tempo, quando o Colorado tinha um atleta a menos e perdia por 1×0.

Com Aguirre em campo, o seu parceiro de ataque, Nilson, conseguiu marcar os dois gols da virada. Aquela partida foi chamada de GreNal do Século e o Inter confirmou a sua passagem para a decisão. Mas, na final o time comandado por Abel Braga acabou perdendo para o Bahia.

O técnico disputou mais dois GreNais, os dois pelo Campeonato Gaúcho de 1989. Aliás, a sua despedida do Internacional foi em um clássico, que terminou empatado.

Diego Aguirre em GreNais como técnico

Em seu primeiro GreNal como técnico mandou um time misto a campo, visando a disputa da fase de grupos da Libertadores. Foi o suficiente para garantir o 0x0 em casa.

Já na decisão do Gauchão 2015, o primeiro jogo também terminou empatado sem gols, com mando gremista. O último dos GreNais de Diego Aguirre aconteceu em 3 de maio de 2015. O Inter venceu por 2×1 com gols de Nilmar e Valdívia, para conquistar o estadual.