Dunga foi fundamental para salvar o Inter do rebaixamento, em 1999
Ainda na época de jogador, Dunga salvou o Internacional de cair para a segunda divisão, em 1999. Em final de carreira e na segunda passagem pelo clube, o volante marcou um gol dramático para salvar o time do que seria o primeiro rebaixamento de sua história. Posteriormente, ele retornaria ao Beira-Rio como treinador.
Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 1999, o Colorado entrou em campo contra o Palmeiras para definir o futuro do clube. A situação não era favorável, quando o ex-capitão da seleção brasileira aproveitou cobrança de falta e, de cabeça, balançou as redes aos 36 minutos do segundo tempo.
O gol do volante salvou o Clube do Povo e eliminou o Verdão da competição. Poucos meses antes, o Alviverde havia conquistado a Libertadores pela primeira vez, e acabou eliminado na primeira fase do torneio pela primeira vez na era Parmalat.
Dunga salvou o time e final de jogo foi conturbado
O 0 a 0 se desenrolou por grande parte do jogo, o que tornou a atmosfera no Beira-Rio tensa. Um gol livrava o Colorado da queda, e um gol dava a classificação ao Verdão.
Depois de fazer 1 a 0, o Inter passou a usar de tudo para tentar segurar o resultado. Aos 46 minutos do segundo tempo, o técnico Leão foi expulso, e “misteriosamente” as luzes do estádio se apagaram. “É por isso que o futebol brasileiro é uma piada”, reclamou Luiz Felipe Scolari, técnico do Palmeiras na época.
Minutos depois, as luzes voltaram e a partida foi finalizada.
Antes do jogo ser iniciado, o Colorado também usou da malandragem para ter vantagem. O pontapé inicial estava previsto para às 21h40, porém demorou 14 minutos para começar. O motivo do atraso seria a rede de uma das traves, mas que curiosamente também dava a condição de saber os outros resultados da rodada.