Inter tenta a última cartada para ser mandante na final do Gauchão 2022
Se vencer o GreNal, neste sábado (26), o Internacional mantém viva a esperança de ser o primeiro colocado da primeira fase do Gauchão 2022. A liderança antes do mata-mata daria ao time de Alexander Medina o direito de decidir a semifinal e a final em casa. Na história do clássico, quem decide em seus domínios fica com o título.
Cinco pontos separam os rivais na tabela. O Grêmio é o primeiro colocado com 17 pontos conquistados. Enquanto o Colorado é o terceiro na classificação com 12 pontos. Ou seja, se vencer, o Clube do Povo diminui a vantagem para apenas 2.
Além disso, a derrota no clássico pode tirar o Tricolor da liderança. Vice-Líder, o Ypiranga tem 15 pontos e pode ultrapassar o adversário caso também vença o Guarany de Bagé nesta rodada. A depender do saldo de gols, até mesmo um empate pode tirar o Grêmio da liderança.
Após a nona rodada, o Colorado terá mais dois jogos para tentar o primeiro lugar: Aimoré e Guarany de Bagé. Já o Grêmio enfrentará ainda Novo Hamburgo e Ypiranga, este último em confronto direto.
Ser líder é fundamental para o Internacional
Como dito, o primeiro lugar na primeira fase da competição dá o direito de decidir o mata-mata em casa. No caso do GreNal, porém, esse peso é ainda maior.
Historicamente, quando a decisão do Gauchão é entre os dois rivais, o time que decide o título em seus domínios, fica com a taça. Portanto, se classificando nas outras três vagas, o Clube do Povo ficaria com o retrospecto negativo para decidir o título contra o Grêmio.
Nas últimas dez decisões entre os dois, somente em 2006 e 2011 o mandante do segundo jogo não ficou com a taça.