O Inter não fez uma primeira fase convincente no Campeonato Estadual. Com muitas dificuldades de se encontrar na competição, foi a edição mais difícil de alcançar a classificação pelo menos dos últimos 10 anos, sendo o único momento que empolgou o torcedor, a atuação no clássico GreNal.
O Colorado que normalmente realiza algumas goleadas na fase inicial, somente em uma oportunidade venceu por 2 gols de diferença, no confronto disputado com o União Frederiquense, pela segunda rodada da competição.
Com baixo poder ofensivo, o time de Alexander Medina possui apenas a quarta força no que se refere aos ataques da primeira fase do Gauchão demonstrando a baixa capacidade de criação dos comandados do treinador uruguaio.
Grêmio, Caxias e Ypiranga ficaram à frente do Inter
Analisando a classificação inicial, era de se imaginar que Grêmio e Ypiranga ficassem à frente do Colorado, visto que desde o início do Campeonato Gaúcho, não saíram da zona de classificação. Contudo, o Caxias que ficou com a 5ª colocação, também colocou mais bolas na rede que o Clube do Povo, confira abaixo os números de cada um dos clubes:
- Grêmio – 18 gols
- Ypiranga – 17 gols
- Caxias – 15 gols
- Internacional – 13 gols
- Brasil de Pelotas – 12 gols
Desta forma, o Inter ficou com o quarto melhor ataque, o que é considerado pouco se compararmos com a edição anterior do Campeonato Gaúcho, onde o Colorado deteve o melhor ataque, com 24 gols, time que naquela ocasião era treinado por Miguel Angel Ramirez.