A campanha colorada na primeira fase do Campeonato Gaúcho, foi muito regular no que se refere a números defensivos e ofensivos, visto que em ambas situações, o Internacional ficou com a quarta colocação e não se destacou de forma positiva.
Por um lado, o time de Medina foi as redes em 13 oportunidades. Já no que se trata de gols sofridos o Colorado nivelou campanha com outros quatro clubes dividindo o quarto lugar.
A falta de equilíbrio entre criar e se defender bem, foi um dos fatores que fez a torcida desconfiar do trabalho do treinador uruguaio que não conseguiu empolgar em nenhuma das duas situações, com desempenhos que deixaram a desejar. Baixo poder ofensivo e defensivo fazem com que o Inter ainda não possua uma identidade na temporada, na qual preocupa seu torcedor.
Inter sofreu 10 gols na competição
O Colorado foi vazado em 10 oportunidades até o momento no Campeonato Gaúcho, sendo que 6 gols foram sofridos em dois jogos, nas derrotas para São José e Ypiranga, ambas por 3 gols contra a meta alvirrubra. Sendo assim, o Inter divide a quarta colocação entre as defesas com mais três clubes, confira abaixo os números:
- Ypiranga – 8 gols
- Caxias – 9 gols
- Juventude – 9 gols
- Inter – 10 gols
- Grêmio – 10 gols
- São José – 10 gols
- Novo Hamburgo – 10 gols
Portanto, a busca pela identidade ofensiva ou defensiva ainda é um desafio para Cacique Medina. O Inter atual não possui rótulo de time que ataca ou defende bem e isso é um grande problema para o treinador uruguaio. Comparando a edição anterior do Gauchão, o time de Miguel Angel Ramírez também possui números superiores, sendo vazado em 9 oportunidades.