Campeão eliminado, semifinalista de Libertadores classificado e mais 5 garantem vaga na Sul-Americana 2022
Alguns times definiram a classificação para a Sul-Americana 2022 no meio da semana, portanto a fase de grupos está próxima de ser definida. Nenhum time brasileiro fez parte da lista, porém o América-MG teve influência direta sobre um time que fará parte da competição.
Entre os classificados, o Oriente Petrolero superou o Royal Pari (ambos são times bolivianos) por 6 a 2 no agregado. Na partida de ida, vitória fora de casa por 3 a 2 sobre os eliminados, e goleada de 3 a 0 na volta.
Em confronto com dois chilenos, o Unión La Calera eliminou o Ñublense por 2 a 1 na volta, após um empate sem gols na primeira partida. A equipe classificada conta com o zagueiro Pedro Henrique, que pertence ao Inter e está emprestado até dezembro de 2022.
Os paraguaios General Caballero e Sol de America também se enfrentaram na Sul-Americana. Os Caballeros conquistaram vitória por 3 a 0 na primeira partida, disputada fora de casa, e 2 a 1 na segunda.
No confronto de peruanos, o Melgar eliminou o Cienciano após vitória por 1 a 0 dentro de casa. Na volta, jogou como visitante e ficou no empate em 1 a 1. O time eliminado tem tradição na competição e já ganhou uma edição do torneio.
Entre os venezuelanos, o Metropolitanos conquistou o resultado mais largo das eliminatórias. A equipe superou o Estudiantes de Mérida por 4 a 0 na última partida, somando o agregado em 6 a 0.
Libertadores definiu vaga na Sul-Americana 2022
Em confronto válido pelos playoffs da Libertadores, América-MG e Barcelona de Guayaquil ficaram no empate sem gols em ambas as partidas. O time mineiro conseguiu a vitória nos pênaltis e os equatorianos vão para a Sul-Americana. O time do Equador foi semifinalista da Libertadores 2021.