Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Músicas racistas do último GreNal geram denúncia ao Grêmio

O Grêmio será julgado no TJD-RS (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul) por conta da música racista cantada pela torcida Tricolor no setor visitante do Estádio Beira-Rio. O ato aconteceu antes do início do GreNal 435, disputado em 9 de março.

A procuradoria do TJD-RS realizou a denuncia ao clube juntamente com o vídeo que viralizou nas redes sociais. Nas imagens, os torcedores apareciam cantando uma música que continha a estrofe “chora macaco imundo que nunca ganhou de ninguém”.

O cântico já havia sido banido pelas torcidas do Grêmio desde 2019, porém voltou a ser entoado antes do clássico no Beira-Rio. A barra Geral do Grêmio publicou uma nota oficial e afirmou que não foi responsável por puxar a música no estádio.

Por conta do ocorrido, o Grêmio foi enquadrado no artigo 243-G do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). O texto levanta a questão da prática de “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

A pena emitida ao Grêmio pode ser de multa de até R$ 100 mil, além da suspensão dos torcedores identificados, perda de mando de campo e pontos.

O Grêmio já havia sido denunciado no artigo 243-G durante a atual edição do Campeonato Gaúcho. Foi por conta de vídeo que mostra um homem fazendo gestos de macaco no Estádio Beira-Rio, no clássico adiado em 26 de fevereiro. Apesar do ocorrido, o Tricolor identificou o torcedor e colaborou com a resolução na justiça.

GreNal será disputado novamente

Adversários na reta final do Campeonato Gaúcho de 2022, Internacional e Grêmio se enfrentarão novamente na competição. A partida entre as equipes será disputada neste sábado (19), às 16h30, no Estádio Beira-Rio, em jogo válido pelas semifinais do estadual.