Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Inter passará de fase na Copa Sul-Americana 2022 apenas se for líder do grupo

Conforme a mudança no regulamento em 2021, o Internacional precisa liderar o grupo na Sul-Americana para se classificar. Até a temporada passada, a competição era disputada somente no sistema mata-mata. Agora, com fase de grupos, só o primeiro colocado de cada chave avança para as oitavas de final.

Fase de grupos: Inter precisa ser líder

Passadas as fases preliminares, 16 times se classificam para a fase de grupos. Essas equipes se juntam a seis representantes brasileiros e seis argentinos, que têm vagas garantidas nessa etapa. Também se somam a esses clubes quatro eliminados na terceira fase da Libertadores.

De acordo com a regra, times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo, a não ser que uma delas venha da fase prévia ou da terceira fase da Libertadores.

As 32 equipes compõem oito chaves com quatro times cada. Nesta etapa, são jogos de ida e volta, e apenas o primeiro colocado avança para as oitavas.

Fase final

Os líderes de cada chave passam para as oitavas. Nessa fase, os terceiro colocados dos grupos da Libertadores também entram no torneio, ou seja, mais oito times.

Assim, a competição segue em sistema de mata-mata nas quartas e semi, e a final é disputada em partida única.

A grande decisão da Copa Sul-Americana 2022 será no dia 1º de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Sorteio e times participantes

​O sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana acontece junto ao da Libertadores, na próxima sexta-feira (25), às 12h (de Brasília), em Luque, na sede da Conmebol no Paraguai.

Além do Internacional (Pote 1), outros seis brasileiros estão na fase de grupos. São eles: Santos e São Paulo, também no pote 1; Atlético-GO e Ceará no pote 3; e Cuiabá e Fluminense no pote 4.