O Uruguai garantiu a classificação para a Copa do Mundo nas Eliminatórias depois de vencer o Peru por 1 a 0. A equipe estava em má fase na competição, porém passou por uma mudança na comissão técnica e conquistou três vitórias consecutivas durante a arrancada.
O técnico Diego Aguirre foi especulado no cargo quando ainda estava sob o comando do Internacional em 2021. O comandante não escondeu o interesse e afirmou que estava disposto a defender o Uruguai, mas as conversas ainda não estavam acertadas.
Após o fim da temporada 2021, o treinador deixou o Colorado e ficou livre no mercado. Apesar de ter Aguirre como um dos alvos, o Uruguai optou por fechar com o técnico Diego Alonso para substituir Óscar Tabárez.
Após a chegada do treinador, a equipe uruguaia deslanchou na competição e conquistou três vitórias consecutivas contra Paraguai, Venezuela e Peru. Com os resultados, chegou aos 25 pontos e está garantido na Copa do Mundo no Catar.
O Uruguai jogará hoje (29), às 20h30, contra o Chile, porém a partida só valerá para subir no ranking da Fifa. A equipe vai apenas cumprir tabela pois está garantida na quarta posição e não pode ser ultrapassada pelo Peru (21 pontos).
Aguirre sofreu com as especulações no Inter
No comando do Internacional na temporada passada, Diego Aguirre se mostrou incomodado com as especulações no Uruguai. O comandante revelou, em entrevista concedida em 2021, que estava focado no Colorado, porém os boatos atrapalhavam.
“Isso está atrapalhando um pouco. Estamos trabalhando e projetando 2022. Isso não muda nada. Estou totalmente focado em acabar bem os últimos jogos e classificar para a Libertadores. Temos de estar focados e conseguir os resultados”, comentou o treinador.