Portal do Colorado
Notícias do Internacional

9 de Octubre possui história modesta, trocas de nomes e pouco tempo na elite

Adversário do Internacional na estreia da Copa Sul-Americana, o 9 de Octubre foi fundado há 109 anos e apresenta uma história modesta no futebol equatoriano. O clube tem poucos títulos conquistados e poucas participações na elite do país.

A equipe teve vários nomes ao longo da história e fechou por alguns anos no início da fundação. Voltou as atividades em 1926 e se definiu como um clube de vários esportes, mas sempre deu prioridade ao futebol.

Dentro de campo, o 9 de Octubre passou 22 anos na Série C e conseguiu retornar recentemente para a primeira divisão. Em 2020, a equipe conquistou o acesso para a Série B e no mesmo ano foi campeão da competição, garantindo a classificação para a Série A do Equador.

Na temporada passada, o clube surpreendeu os adversários e terminou em terceiro no segundo turno da Série A, com 30 pontos conquistados em 15 jogos. A classificação foi suficiente para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana.

Apesar da boa campanha no ano passado, o 9 de Octubre enfrenta dificuldades em 2022. A equipe está na vice-lanterna, com apenas cinco pontos conquistados em seis jogos. O clube precisa se recuperar na competição para não cair de divisão.

9 de Octubre focado na Sul-Americana

O 9 de Octubre terá a oportunidade de mudar a fase na temporada através da disputa da Sul-Americana. Os equatorianos fazem a estreia contra o Internacional, nesta quarta-feira (6), às 21h30, no Estádio Jocay, em Manta, no Equador.

A provável escalação do 9 de Octubre para a partida tem:  Jorge Pinos; Marco Cangá, Manuel Lucas, Darwin Torres e Glendys Mina; José Cazares e Renny Jaramillo; Mauro Da Luz, Danny Luna e Phillips; Newton Williams. Técnico: Juan Carlos León. 

Por outro lado, o Internacional deve jogar com: Daniel; Fabricio Bustos, Kaique Rocha, Bruno Méndez e Liziero; Gabriel e Johnny; Edenilson, Mauricio e Taison; Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina.