A história de um clube de futebol é feita de títulos e conquistas importantes. Em alguns casos, as derrotas e decepções também ajudam a moldar um novo time, por caminhos que, no futuro, trazem alegria e novas comemorações. Entre os feitos que ajudam a contar a trajetória gloriosa do Inter, está a vitória diante do Nacional de Porto Alegre, por 16 a 0. O fato, noticiado em jornais da época, aconteceu há 110 anos e merece ser recordado pela nova geração.
A história dessa goleada, reproduzida no site Jornal Esportes e constantemente recordada por outros veículos da mídia esportiva, aconteceu no dia 11 de agosto de 1912, em uma partida válida pelo antigo campeonato Citadino, uma espécie de Campeonato Gaúcho de antigamente.
Naquela época, o Internacional já era uma potência e estampava os jornais locais e as notícias de esportes localmente. Essa partida aconteceu na Baixada, no Partenon, um estádio que não era o do Nacional, mas que era utilizado pela equipe para alguns duelos.
O time que entrou em campo pelo Colorado era o seguinte: Silla; Felizardo e Scabillon; Barbiéri, Kluwe e Dornelles; Túlio, Galvão, Ribas, Pedro Chaves e Vares. Técnico: Carlos Kluwe.
A partida era para ter acontecido no dia 4 de agosto, mas as condições climáticas impediram que o jogo fosse realizado. O Colorado apresentou duas novidades. O goleiro Barbiéri estreou em uma nova posição: lateral-direito. Assim, Silla estreava no gol.
Na zaga, mais uma estreia, o uruguaio Scabillon, que ocupava a posição que anteriormente pertencia a Radagasio. Scabillon foi vítima de uma tragédia pouco tempo depois. Ele foi jogar em Bagé, e acabou assassinado pelo jogador Satyro, em uma briga de rua.
A vitória colorada já era esperada, e mesmo uma goleada. Mas, os números foram superiores ao que se esperava. Os gols do Internacional foram marcados na seguinte ordem: Francisco Vares [4], Galvão [4], Pedro Chaves [3], Túlio [3], Carlos Kluwe (1) e Scabillon.
E a partida podia ter acabado com um placar ainda maior. No dia seguinte após a partida, o jornal A Federação informou que o Nacional de Porto Alegre trocou o goleiro Cabrera por Teichmann, que fez algumas defesas importantes ao longo do confronto e evitou mais gols do Inter.
Internacional chegou perto de igualar o feito
O Colorado esteve perto de bater o recorde em uma nova goleada na década de 1970, quando derrotou o Ferro Carril por 14 a 0, durante confronto válido pelo Campeonato Gaúcho daquele ano.
Era uma geração especial do Inter, comandada por Rubens Minelli, que havia conquistado o Brasileirão do ano anterior. O primeiro gol da partida foi marcado aos 35 segundos, por Caçapava, com um belo chute no ângulo de fora da área.
Depois dele, que voltou a marcar aos 6 minutos, os gols do Inter foram marcados por: Genau aos 11′, Carpegiani aos 12′, Flávio aos 42′, Valdomiro aos 47′, Ramon aos 50′, Cláudio aos 51′, Figueroa aos 55′, Valdomiro aos 68′, Ramon aos 69′, Escurinho aos 73′, Ramon aos 83′ e Valdomiro aos 89′.