Portal do Colorado
Notícias do Internacional

Liga dos Campeões não terá mais fase de grupos: conheça o Sistema Suiço

Nesta quarta-feira (10), a Uefa confirmou que a Liga dos Campeões mudará de formato a partir da temporada 2024/25. Diferentemente do modelo atual, que conta com a tradicional fase de grupos, daqui a três anos a maior competição de clubes do mundo terá o “sistema suiço”. A mudança transforma completamente o torneio como é conhecido hoje.

O novo formato será baseado no “sistema suiço”, que é um sistema de disputa que não foi utilizado em grandes competições de futebol ainda. É um modelo bastante usado em competições de damas, xadrez e alguns e-sports. Basicamente, o formato será implementado com o intuito de reduzir o número de eliminações precoces.

A ideia principal do modelo é definir os confrontos de uma primeira rodada se baseando no ranking dos participantes. Depois, os confrontos seguintes são baseados no que já aconteceu na competição, por exemplo: vencedores contra vencedores, perdedores contra perdedores e assim por diante.

Como ficará o formato da Liga dos Campeões?

Para esse novo formato serão adicionados quatro clubes aos 32 que compõem a competição atualmente, ou seja, terá 36. Os times ficarão em um mesmo grupo e disputarão oito jogos contra rivais diferentes definidos por sorteio, quatro em casa e quatro fora, para definir os classificados para o mata-mata.

O sorteio das partidas será realizado de acordo com o coeficiente da Uefa. O objetivo é que os clubes tenham dificuldades parecidas na fase classificatória.

As oito melhores equipes da primeira fase avançam diretamente para as oitavas de final. Enquanto os times que ficarem entre a 9ª e a 24ª colocação disputarão play-offs de ida e volta para decidir quem avança.