A Liga de Clubes do Brasil (Libra) tem uma regra que prevê que nenhum clube vai ganhar menos com a transmissão televisiva em relação aos valores atuais. O mecanismo gerou debate entre os times interessados e a fórmula é questionada para o futuro da liga.
De acordo com o estatuto da liga, a distribuição do dinheiro será dividida em três partes, separadas em igualdade, premiação por posição e engajamento de torcida (40%,30% e 30%). Apesar dos valores apresentados, a cláusula prevê que os clubes não terão perdas em relação ao que ganham atualmente.
A premissa da Libra é de que a formação da liga vai aumentar consideravelmente o bolo de dinheiro recebido pelos clubes com a televisão. Com isso, todos os clubes vão ganhar mais e existe um entendimento de que não haverá necessidades de garantias.
Por conta disso, o Internacional não perderá dinheiro de TV com a criação da Libra. O Colorado receberá, no mínimo, a mesma quantia que está recebendo atualmente.
A regra está gerando debate entre o grupo de 25 clubes envolvidos com a Libra. Todos querem garantir que não tenham menos receita do que tem atualmente e o ponto defendido pelos grandes clubes é de que o mecanismo não vai prejudica-los.
Libra definirá a situação na próxima reunião
A questão será debatida na próxima reunião entre os clubes para esclarecer a situação. Outro item em debate é sobre os times que serão rebaixados para a Série B, já que a diferença financeira é grande e pode afetar os clubes envolvidos.
É esperado que seja criado um mecanismo para que os clubes rebaixados não sejam tão afetados. Atualmente eles já existem por conta da manutenção da receita do PPV.