A Rede Globo é a detentora dos direitos de transmissão no Brasil sobre a Copa do Mundo de 2022, que será realizada entre novembro e dezembro, no Catar. Até o momento, a emissora repassou os direitos do mundial para outras sete emissoras.
A Fifa permite que o pacote pertencente à Rede Globo seja disponibilizado para outras emissoras. Dentro do Brasil, sete emissoras de rádio – que não são filiadas da emissora – vão fazer a transmissão da Copa do Mundo.
A Globo também vai transmitir o evento em suas emissoras de rádio e mantém a exclusividade em televisão aberta e fechada (SporTV). Ainda é possível que ela repasse esses direitos de TV para concorrentes, mas até o momento não ocorreu nenhum acordo.
Na Copa de 2018, na Rússia, a Globo fechou acordo com 16 emissoras, sendo que a maioria eram rádios, e na TV fechou uma parceria com a Fox, que dividiu a transmissão fechada com o SporTV.
As rádios do Brasil que vão transmitir a Copa do Mundo de 2022:
- Itatiaia (MG)
- Grupo Bandeirantes (SP) – Rádios Bandeirantes e Bandnews FM
- Transamérica (SP)
- Gaúcha (RS)
- Jovem Pan (SP)
- Energia 97 (SP)
- Jornal (PE)
As seleções que vão disputar a Copa do Mundo
A lista das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2022 está definida. Os últimos países, que vão disputar o torneio entre 21 de novembro e 18 de dezembro, passaram durante a repescagem mundial que ocorreu neste mês de junho.
Além dos países que já estavam definidos, a repescagem classificou Costa Rica, País de Gales e Austrália. Essas seleções ganharam respectivamente de Nova Zelândia, Ucrânia e Peru.
As 32 seleções que vão disputar a Copa:
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Bélgica
- Brasil
- Camarões
- Canadá
- Catar
- Coreia do Sul
- Costa Rica
- Croácia
- Dinamarca
- Equador
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- Gana
- Holanda
- Inglaterra
- Irã
- Japão
- Marrocos
- México
- País de Gales
- Polônia
- Portugal
- Senegal
- Sérvia
- Suíça
- Tunísia
- Uruguai.